O novo filme Mortal Kombat que estava programado para sair em março tem uma nova data de lançamento: a Warner Bros anunciou no Twitter que o filme chegará aos cinemas e o serviço de streaming da HBO Max em 16 de abril. A nova data segue algumas semanas atrás do anúncio surpresa da Warner de 3 de dezembro de que toda sua linha de filmes para 2021 estará disponível no HBO Max ao lado de seus lançamentos teatrais.
O modelo de lançamento "híbrido" foi desenvolvido "como uma resposta estratégica ao impacto da pandemia global em curso, particularmente nos EUA", disse Warner na ocasião. Após um mês na HBO Max, os filmes serão retirados do serviço, mas continuarão disponíveis nos cinemas nos EUA e em outros países.
"Estamos vivendo em tempos sem precedentes que exigem soluções criativas, incluindo esta nova iniciativa para o Warner Bros. Pictures Group", disse a CEO do WarnerMedia Studios and Networks Group, Ann Sarnoff. "Ninguém quer os filmes de volta aos cinemas mais do que nós. Sabemos que o novo conteúdo é a força vital da exibição teatral, mas temos que equilibrar isto com a realidade de que a maioria dos cinemas nos EUA provavelmente funcionará com capacidade reduzida ao longo de 2021".
A Warner diz que o plano é de um ano para ajudar a compensar as perdas de bilheteria causadas pela pandemia da COVID-19, mas mesmo assim, ele tem um contra-ataque significativo dos críticos que acreditam que causará danos a longo prazo à indústria cinematográfica. O diretor de cinema Christopher Nolan disse ao The Hollywood Reporter que a indústria cinematográfica "foi para cama na noite antes de pensar que estavam trabalhando para o maior estúdio de cinema e acordou para descobrir que estavam trabalhando para o pior serviço de streaming", enquanto o diretor de Dune Denis Villeneuve escreveu em Variety que "o streaming sozinho não pode sustentar a indústria cinematográfica como a conhecíamos antes da COVID".
"A decisão da Warner Bros." significa que Dune não terá a chance de atuar financeiramente para ser viável e a pirataria acabará triunfando", escreveu ele. "A Warner Bros. pode ter acabado de matar a franquia Dune".
Um filme como Mortal Kombat provavelmente não terá muito impacto sobre essa situação de uma forma ou de outra: Nunca seria um sucesso de bilheteria, nem é provável que estimule alguém a fazer uma assinatura da HBO Max. No entanto, isso fará com que haja um interessante caso de teste antecipado, e na verdade essa opção estava na mesa antes do anúncio do plano de lançamento de 2021. De acordo com este relatório Variety, a Warner havia considerado dar ao Mortal Kombat um lançamento simultâneo teatral e de streaming antes de decidir adiá-lo e depois, em última instância, fazer ambos.
O produtor Todd Garner disse no Twitter que um trailer será lançado "no ano novo". Só podemos esperar que ele esteja à altura da magia original.