O fim do Adobe Flash Player.
O icônico Flash Player da Adobe agora é história, pois os principais navegadores de internet o fecharam na sexta-feira e a Microsoft o bloqueou na maioria das versões do Windows. A Adobe havia dito anteriormente para parar de suportar o Flash em 31 de dezembro e bloquear o conteúdo do Flash em 12 de janeiro.
Anunciado pela primeira vez em julho de 2017, a Adobe havia dito para parar de atualizar e distribuir o Flash Player após 31 de dezembro de 2020 devido à diminuição do uso da tecnologia e à disponibilidade de opções melhores e mais seguras como HTML5, WebGL e WebAssembly.
A Microsoft anunciou o fim do suporte ao Adobe Flash Player no Microsoft Edge e ao Internet Explorer 11 no final do ano.
Alguns clientes empresariais ainda podem precisar de suporte comercial e licenciamento do Flash Player além de 2020 para administrar sistemas comerciais internos.
De acordo com reportagens da mídia, o Arquivo da Internet está preservando jogos e animações em Flash, incluindo sucessos como "Peanut Butter Jelly Time".
"Queremos aproveitar um momento para agradecer a todos os nossos clientes e desenvolvedores que usaram e criaram um incrível conteúdo Flash Player nas últimas duas décadas", disse Adobe em uma atualização no mês passado.
"Estamos orgulhosos que o Flash teve um papel crucial na evolução do conteúdo da web através da animação, interatividade, áudio e vídeo". Estamos animados para ajudar a liderar a próxima era de experiências digitais".
A Adobe tinha recomendado a todos os usuários que desinstalassem imediatamente o Flash Player para ajudar a proteger seus sistemas.