Um remake do Tomb Raider perdido reapareceu.
Em 2006, o Core Design estava trabalhando em um remake do Tomb Raider original para Sony PSP chamado Tomb Raider: 10th Anniversary. Embora "quase terminado", de acordo com o gerente de estúdio Gavin Rummery, foi cancelado a favor de um remake de plataforma cruzada lançado pela c, que foi lançada em 2007 como Tomb Raider: Anniversary.
Os artigos do jogo cancelado foram então, aparentemente, ressuscitados para um jogo do Indiana Jones, também nunca lançado. O Core Design fechou em 2010, e o remake perdido se tornou um artefato muito procurado entre os fãs.
Uma coleção de artigos que se acredita serem os do jogo Tomb Raider perdido foi ressurgida, e foi compartilhada no Arquivo da Internet. Graças às instruções no site Tomb of Ash, você pode jogar uma versão alfa do Tomb Raider: 10º 10th Anniversary. Você precisará instalar um patch, Visual Studio, e ter um controle PS4 ou Xbox 360, mas uma vez instalado e funcionando, você será capaz de explorar vários locais.
Embora não haja inimigos, você pode subir e saltar e nadar em volta dos níveis no Peru e na Grécia, bem como no Croft Manor. É um olhar interessante sobre o que poderia ter sido com um remake mais antiquado, em vez do que a Crystal Dynamics fez com o Tomb Raider: Legends engine.
Os fãs que hospedaram esta construção dizem que chegaram várias vezes aos detentores da licença para pedir permissão para publicá-la, mas não receberam nenhuma resposta. Graças à isenção do DMCA para software vintage do Arquivo da Internet, espera-se que ele permaneça facilmente disponível tanto para os historiadores de jogos quanto para os moderadores.