O Nintendo 64 (1996) reduziu a praticamente o tamanho de um de seus cartuchos, quebrando recorde mundial e perdendo seu design robusto que sempre chamou a atenção dos jogadores.
Segundo o próprio Guinness World Records, a versão modificada do Nintendo 64 é 23% menor do que o último detentor do recorde, registrado no ano de 2015.
Na última quarta-feira (10) os diferenciais do console foram elevados a outro nível: Uma modificação criada pelo youtuber Gunnar Turnquist, que já havia feito versões alternativas de outras plataformas, como Game Boy, Nintendo Wii e Dreamcast.
A adaptação de Gunnar é praticamente do tamanho de um dos cartuchos do Nintendo 64. Com 8.3 cm de altura, 11.6 cm de largura e apenas 4.3 cm de profundidade.
Gunnar usou um modelo padrão do Nintendo 64, que foi posteriormente completamente desmontado e alterado para o seu projeto.
O produtor de conteúdo revela em um vídeo de pouco mais de seis minutos publicado no canal GmanModz, ter feito ajustes na placa-mãe do console, mas garante que todo o seu funcionamento é como o do aparelho original, rodando jogos diretamente de cartuchos, sem o uso de emuladores.
No vídeo é possível ver também o N64 portátil em ação, assim como alguns detalhes e curiosidades de seu desenvolvimento.
Vale destacar que, nesta versão do console, alguns elementos da placa original foram removidos de suas posições originais e soldados em pontos estratégicos, para economizar espaço na silhueta do videogame.
Lar de jogos como Super Mario 64, The Legend of Zelda: Ocarina of Time, GoldenEye 007 e Super Smash Bros, o Nintendo 64 é um dos consoles mais memoráveis da história da companhia japonesa.
Seu exótico joystick chamava atenção, e a possibilidade de conectar nativamente até quatro controles para partidas multiplayer era um de seus grandes diferenciais.