A Cloud Chamber, encarregada de desenvolver um novo jogo BioShock, listou um punhado de novas posições de desenvolvimento em seu site.
As descrições de trabalho parecem confirmar pelo menos duas coisas sobre o projeto de longo prazo em gestação: que será um mundo aberto, e que, como a maioria dos jogos do mundo aberto, terá tanto missões primárias quanto secundárias.
A descrição do papel do escritor sênior é a mais esclarecedora, aparentemente confirmando tanto o mundo aberto quanto o formato de sidequests. "Estamos esperando encontrar alguém que possa tecer histórias impactantes, orientadas por personagens, em um cenário de mundo aberto", lê-se, enquanto mais tarde especifica que o candidato bem sucedido irá "juntar o conteúdo de missões primárias e secundárias com design".
Em outro lugar, a experiência do Unreal Engine 4 é considerada "fortemente desejada" para um papel, enquanto que muita ênfase é dada a este BioShock ter um mundo "vivo". Esse é o tipo de termo que você normalmente ignoraria, mas parece implicar mais do que os encontros aleatórios usuais com o NPC, com o designer mundial sênior esperando "projetar e criar momentos do mundo sistêmico, bem como missões sob medida, que dêem vida ao jogo".
O papel de programador de IA tem algumas novidades interessantes: esse candidato irá "criar uma visão para um sistema significativo de IA urbana de multidões" e "ajudar a empurrar o envelope do que é possível com sistemas interativos de multidões".
É claro que há a chance de que o que quer que seja que a Cloud Chamber esteja cozinhando no momento possa mudar drasticamente durante o desenvolvimento, e dada a natureza de alguns desses papéis, parece que o desenvolvimento ainda não está se aproximando de um lançamento. Tudo bem, porque apesar do último lançamento do jogo BioShock em 2013, um acompanhamento planejado de outro estúdio 2K foi cancelado em 2016.