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Facebook dá seus primeiros passos no mundo dos jogos em nuvem




 O Facebook é o último gigante tecnológico a entrar no mundo dos jogos nas nuvens - mas a oferta da empresa é um pouco diferente da concorrência. Ao contrário da Amazon ou Google, que oferecem ambos serviços autônomos de jogos em nuvem por uma taxa, o Facebook está introduzindo os jogos em nuvem em seu aplicativo existente - vários dos quais já são jogáveis no momento.


"Estamos fazendo jogos gratuitos, estamos fazendo jogos que são tolerantes à latência, pelo menos para começar", diz Jason Rubin, vice-presidente de jogos do Facebook. "Não estamos prometendo 4K, 60fps, então você nos paga $6,99 por mês". Não estamos tentando fazer com que você compre uma peça de hardware, como um controlador".


Segundo Rubin, a razão pela qual o Facebook está explorando a nuvem é porque ele abre os tipos de jogos que pode oferecer. A empresa começou nos jogos há mais de uma década com hits baseados em Flash como FarmVille antes de mudar para HTML5 para sua plataforma de Jogos Instantâneos, mas ambas as tecnologias são relativamente limitadas a experiências menores e mais simples.




Rubin diz que a expansão para a nuvem significa jogos mais complexos que a empresa ainda pode oferecer de uma forma rápida e sem problemas. Esses jogos HTML5 não estão indo embora, mas vão se sentar ao lado das novas ofertas na nuvem dentro do aplicativo do Facebook. (Deve-se notar que o Facebook adquiriu o serviço espanhol de jogos em nuvem, PlayGiga, no ano passado, abrindo o caminho para este lançamento).

"A plataforma vai permitir aos 300 milhões de jogadores que temos que continuar a jogar os jogos que eles gostam, mas achamos que eles vão se ramificar e jogar jogos mais complexos também", diz Rubin. Os jogos em nuvem gratuitos estão sendo lançados no Facebook em versão beta a partir de hoje, e a safra inicial de títulos inclui principalmente portas Android, como o 3D racer Asphalt 9 e o jogo Mobile Legends: Adventure.


Eles estão sendo lançados nos EUA para começar - o Facebook diz que incluirá a Califórnia, Texas, e estados do Nordeste e Meio Atlântico. E eles estarão disponíveis tanto através da web como do aplicativo do Facebook no Android. "Não estamos no iOS no momento, o que é um grande problema para nós", diz Rubin. "Estamos impedidos de ter o Facebook a lançar o navegador e jogar o jogo". (Também é algo como um tema para jogos em nuvem no iOS).


Além dos tipos de jogos disponíveis, a experiência central não será muito diferente para os usuários do Facebook. Você vai ao Facebook, vê um jogo que você gosta, clica nele e começa a jogar imediatamente. Mas o lançamento de hoje também vem com alguns recursos úteis, incluindo um novo sistema de progressão cruzada vinculado ao seu login no Facebook. Se você começar a jogar Asphalt 9 através do Facebook, por exemplo, e depois decidir baixar o aplicativo móvel, toda a sua progressão irá continuar, pois está vinculada ao seu login.



A abordagem do Facebook para jogos em nuvem é bastante diferente filosoficamente dos concorrentes como Google Stadia ou Amazon's Luna. A empresa não está usando sua tecnologia ou tentando garantir grandes jogos exclusivos. Em vez disso, parece mais uma extensão do que o Facebook já oferece: títulos rápidos e fáceis de pegar que podem preencher alguns momentos de ociosidade em seu dia.


Dito isto, Rubin parece otimista de que o serviço vai crescer a ponto de mudar isso. Quando se trata de exclusividades, por exemplo, ele diz:

"Não estamos tentando trancar as pessoas. Não precisamos fazê-lo porque não estamos cobrando uma taxa para experimentar estes jogos e você já está no Facebook. Um exclusivo no sentido clássico - ou seja, você só pode jogar este jogo na plataforma - provavelmente não faz sentido para nós.

O que eu acho que vai acontecer, é que uma vez que a plataforma tenha uma grande base de usuários, alguns destes desenvolvedores vão dizer: "Acho que devemos acrescentar algumas características que aproveitem estas capacidades que nunca tivemos antes". Veremos que esses jogos se dão muito bem na plataforma, e outros desenvolvedores dirão 'Essa foi uma idéia, devemos seguir junto com isso'. E então, em algum lugar ao longo da linha, alguma empresa de jogos dirá 'Devemos construir um jogo que não possa existir em nenhum outro lugar'.


Acho que esse jogo eventualmente existirá. Acho que os exclusivos acontecerão, mas não é algo que precisamos."


Da mesma forma, enquanto o foco agora é os jogos gratuitos, ele diz: "pode vir um dia em que faça sentido para nós oferecer um jogo premium". Mas a empresa queria começar facilitando o mais possível a realização desses jogos. O jogo gratuito geralmente é muito fácil.


E embora ainda seja teórico neste momento, poderia eventualmente haver alguma integração com o Facebook Gaming, o serviço de streaming estilo Twitch da empresa. "E se uma streamer estivesse jogando um jogo que pode ser jogado no Facebook, e essa streamer dissesse 'Eu quero jogar com um de vocês, que quer jogar'. Ele escolhe uma dessas pessoas, envia-lhes uma URL", diz Rubin. "Isso é legal". Não há realmente nenhuma razão para que isso não possa acontecer".



Isso é muito "se", e neste momento a oferta de nuvem do Facebook não é exatamente o serviço mais excitante. Mas também não tem que ser. Uma das grandes diferenças entre isso e os concorrentes é que o Facebook não está tentando vender seus jogos. O modelo de negócios é muito diferente. Na web, o Facebook leva um corte padrão de 30% nas compras em apps, enquanto no Android não leva nada. Também é preciso uma parte do dinheiro ganho através da publicidade. O objetivo destes jogos na nuvem não é vender uma assinatura: é mantê-lo no Facebook.


"Nós damos muitas coisas de graça, porque isso é um negócio para nós", diz Rubin. "Não desvalorize apenas o fato de as pessoas se envolverem com as comunidades no Facebook. Isso é o que fazemos".


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