Os novos chips são agora apenas para OEM, mas a AMD está prometendo que ainda este ano poderemos comprar os APUs Zen 3 por conta própria.
Esta curiosa mistura de processamento Zen 3 e gráficos Vega está sendo enviada apenas aos construtores de sistemas para fazer máquinas por enquanto, e não para o público. Isso está vindo mais tarde, no entanto, como a AMD nos disse que "está trazendo o melhor processador para jogos para os novos e excitantes sistemas desktop OEM nas próximas semanas, e o tornará disponível para o público comprar no final deste ano".

A AMD disse algo semelhante quando os chips da série G do Ryzen 4000 foram lançados, embora de uma forma mais vaga "há APUs de próxima geração chegando tanto para as placas-mãe das séries 400 como para as 500". Acho que talvez estes sejam os "APUs de próxima geração" aos quais a AMD se referia há quase um ano.
Os seis novos APUs Ryzen série G que estão sendo lançados, ele vêm em três versões básicas: quad-core, hex-core e octa-core, cada um com versões de 65W e 35W.
Há três níveis de suporte GPU em cada um, embora infelizmente ainda estejamos falando de silício gráfico baseado em Vega, usando o antigo design GCN, em vez da arquitetura mais moderna Navi e RDNA. O chip superior vem com oito unidades de computação, ou 512 núcleos GCN, com os Ryzen 5 e Ryzen 3 APUs com 7 CU/448 núcleos e 6 CU/384 núcleos.
Comparado com o antigo 3400G e sua GPU 11CU, que parece um pouco avarento, considerando que estamos perdendo qualquer placa gráfica capaz neste momento, mas o aumento da velocidade de clock dos chips modernos Ryzen série 4000 e 5000 G realmente os empurra para a frente dos chips mais antigos.