Se você tem uma conta na Epic Games Store, provavelmente está muito ciente dos negócios de exclusividade que a empresa tem promovido nos últimos 28 meses.
Mesmo em fevereiro, ouvimos dizer que a Epic Games planeja continuar atraindo desenvolvedores e editores de jogos para sua plataforma de PC, oferecendo-lhes ofertas exclusivas.
Esta revelação se seguiu às estatísticas que a empresa revelou que havia aumentado sua base de usuários em milhões ao longo de 2020, mas a receita permaneceu consistentemente estável. Como relatado durante o fim de semana, aprendemos que muito do dinheiro da empresa foi afundado para garantir acordos de exclusividade em 2020, na faixa de 444 milhões de dólares.
De acordo com o relatório, a Epic gastou 444 milhões de dólares em "garantias mínimas" quando se trata de jogos exclusivos no EGS. Simplificando, uma "garantia mínima" é a garantia de que se um jogo for lançado no EGS mas não no Steam, por exemplo, a Epic garantirá que a editora receba uma certa quantia de dinheiro, quer o jogo venda ou não tão bem. Um exemplo citado observa que a Epic pagou US $10,45 milhões somente pelo Control.
Embora possa estar custando à empresa muito dinheiro adiantado, o fundador e CEO da Epic Games, Tim Sweeney, parece não se importar. Em uma citação no twitter respondendo a um artigo que delineia o prejuízo de US$ 330 milhões da Epic quando se trata de acordos de exclusividade, Sweeney respondeu:
"É isso mesmo! E provou ser um sucesso fantástico em chegar aos jogadores com grandes jogos e um investimento fantástico no crescimento do negócio"!
Ele compartilhou um gráfico delineando os mais de 160 milhões de clientes da Epic Games Store que a empresa atraiu no PC, bem como os mais de 700 milhões de dólares que esses jogadores gastaram através da vitrine da loja.
Parece que para a Epic, as perdas a curto prazo são compensadas pela construção de uma base de usuários leal e robusta, proporcionando aos jogadores uma alternativa viável ao Steam no PC, também.
A reivindicação de jogos gratuitos é a única área notável onde a Epic Games Store alcançou um crescimento maciço em 2020, e a empresa vai precisar diversificar suas táticas em 2021 e além se quiser desafiar a Steam para o mercado de jogos para PC.